segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nhoque a bolonhesa

Para garantir a sorte, todo dia 29 devemos comer o nhoque da fartura.

Diz a lenda que em tempos remotos, certo dia 29 na Itália, um andarilho faminto bateu na porta de um casebre na expectativa de um prato de comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, São Genaro.Repartiram então a abençoada refeição, cabendo sete pedacinhos a cada um. 
Após saborear o delicioso nhoque, São Genaro satisfeito, agradeceu e partiu.Quando foram recolher os pratos descobriram que em baixo de cada um havia notas de dinheiro.Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fartura, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato e comer primeiro os sete pedacinhos em pé, para depois comer a vontade. 


Eu não me lembrava deste detalhe de comer em pé, mas como ainda faltava fritar os bifes, dei uma experimentada após a foto abaixo. Espero que sirva, e que me dê muita sorte.


Nhoque a bolonhesa




Ingredientes


Massa


1 kg de batatas grandes
1 gema levemente batida
1 xícara (chá) de farinha de trigo 
sal a gosto


Molho


1/2 kg de carne moída
1/4 cebola picada
2 latas de molho pronto
4 fatias de bacon pequenas
1/2 dente de alho amassado
Sal, orégano e manjericão a gosto


Modo de Preparo


Massa
Descasque as batatas e corte em pedaços grandes. Em seguida, passe-as rapidamente sob água corrente para retirar algum resíduo de casca. 
Transfira os pedaços de batata para uma panela grande com água salgada e fria. Leve ao fogo alto e, quando ferver, comece a checar o ponto da batata. Ela deve ser facilmente perfurada com a ponta de uma faca. Geralmente, 10 minutos é o suficiente. 
Escorra e passe-as por um espremedor de batatas. A seguir, deixe as batatas espremidas por alguns minutos sobre a superfície de trabalho para que o excesso de água evapore. 
Abra um buraco no centro, coloque os outros ingredientes e trabalhe a massa com as mãos. Não trabalhe muito a massa, apenas o suficiente para deixá-la homogênea. 
Lave as mãos, seque-as e enfarinhe a superfície de trabalho. Faça vários rolinhos e, com uma faca afiada, corte os pedaços na pequenos. Disponha sobre assadeiras enfarinhadas para não grudar. 
Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque 10 nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com 1/2 xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) de azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos e sirva com o molho. 


Molho


Coloque o bacon para dourar, em seguida, acrescente o alho e a cebola. Acrescente a carne moída e vá friando-a. Quando a mesma já estiver frita, acrescente o molho e os temperos. Acerte o sal e deixe ferver.






Dicas da Leca


Deixe o molho pronto e cozinhe os nhoques por último, sirva logo que terminar.



.

Um comentário:

Olá!
Seja bem vindo(a).
Sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de comentar!

Volte sempre! ;D