sábado, 26 de abril de 2014

Aprendiz de cozinheira, e uma vida feliz.

Este é um blog na qual divulgo meu trabalho, mas hoje resolvi ir um pouco mais além e falar sobre mim.

Pra quem me acompanha aqui no blog, sabe que mudei de profissão há pouco tempo. E nessa nova fase, fui notando ao longo do tempo (e das experiências) que aquele que escolheu cozinhar, o faz porque ama, e não há nenhuma outra explicação além desta.

Você começa a se incomodar com sua escolha profissional atual, e aquilo vai te torturando por anos, até que você joga tudo para o alto e decide: Vou ser feliz! E comigo não foi diferente. Escolhi ser feliz e não me arrependo (apesar das porradas da vida). Mas vou lhes contar que esta nova fase não foi nada fácil.

Tive picos e vales dentro das cozinhas que trabalhei, lavei muito prato e encarei muita "cara feia", mas todas essas experiências foram simplesmente maravilhosas. E então, comecei a ver (e crer) que cada dia dentro da cozinha é uma experiência única, e o dia anterior ou seguinte jamais será igual. E é esta a magia que eu admiro na gastronomia e nas cozinhas industriais.

A gastronomia é fascinante sim, e não há quem não se apaixone por ela, como expectador ou como peça principal. Não pense que os mais renomados chefs de cozinha do mundo inteiro estão agora em suas casas descansando com sua família. Não, eles estão lá, ralando junto com milhares de outros cozinheiros, ajudantes de cozinha, o pessoal da pia e mais uma enorme equipe que trabalha juntinho com ele para dar o tão reconhecido nome que aquele restaurante merece. 

Portanto, a você que está afim de mudar sua vida e quer ser um cozinheiro por amor ao que faz: Vá em frente!!! Mas esteja preparado (a) para enfrentar muitos obstáculos, pessoas legais, calmas, dedicadas, e as que gritam, xingam, humilham. Encare cozinhas bacanas, harmoniosas, e cozinhas corridas com 30 funcionários que "pensam que são o chef".

E lembrem-se: Em uma cozinha tem que ter harmonia. Não trabalhe em um lugar onde existe energia pesada e pessoas trabalhando por necessidade. Escolha trabalhar num ambiente tranquilo, calmo e acolhedor, pois mesmo que o salário seja menor, sua qualidade de vida, satisfação e produção vai valer muito mais a pena (e o aprendizado também).

Escolha ser feliz, em qualquer setor da sua vida. E toda a sua trajetória será deliciosa como brigadeiro de colher!

Boa sorte, meus caros!

(Quase) Chef Alessandra Macedo


Um comentário:

  1. Adorei o seu texto. As vezes é preciso largar tudo em busca daquilo que realmente dar prazer. abraço

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo(a).
Sua opinião é muito importante para mim. Não deixe de comentar!

Volte sempre! ;D